Pesquise neste Blog

Dicas de saúde



-Atividade física na infância
Levando em consideração os altos índices de obesidade e de sedentarismo infantil que nos desaponta e já que ouvimos falar muito na frase: “As crianças são o futuro do país”, temos que nos voltar para a importância da atividade física nessa idade que é primordial para o desenvolvimento de um ser humano saudável físico e mentalmente.

Daí a indispensável importância da Educação Física Escolar, onde se tem a oportunidade de desenvolver cada criança com suas particularidades respeitando sempre seu nível de maturação psicológica e física. A criança não é uma miniatura de adulto e sua mentalidade não é só quantitativa, mas também qualitativamente diferente da do adulto, de modo que a criança não é só menor, mas também bem diferente. A prática esportiva para crianças tem o grande papel de promover o desenvolvimento motor básico, fazer com que ela se integre, descubra e discuta sobre o mundo em que vive, entenda seu corpo e seus limites; melhore sua auto-estima, sua auto-confiança, melhore sua expressividade e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras.

É indispensável que cada fase seja desenvolvida, olhando a criança como um ser em nível de maturação, de descobrimento e não como um atleta profissional em que o objetivo são resultados a curto prazo. Criar oportunidades de crescimento e descoberta individual usando o esporte e a atividade física como ferramentas é o que cabe ao professor de Educação Física nas suas aulas. É muito comum vermos crianças obesas com uma alimentação totalmente imprópria e desequilibrada com uma rotina onde os computadores, o videogame, tomam o lugar do correr, saltar, brincar como era feito décadas atrás, onde ainda não tínhamos esse tipo de tecnologia. É necessário que os pais e os profissionais da Educação Física estejam atentos e preparados para agir em conformidade com as mudanças do meio, sempre fazendo com que a criança conheça os benefícios que a atividade física traz na sua vida. Benefícios esses que ajudarão a formar seu caráter e direcionar a vida de outras pessoas que interagem com eles. Por isso, estimula-las a serem fisicamente ativas é algo que não pode ser deixado de lado.

É necessário ver a prática de atividades e exercícios físicos como uma questão de saúde pública priorizando sempre a ludicidade sobre o esporte de competição, especialmente quando se tratar de crianças, pois a cobrança demasiada pode fazer com que peguem aversão à prática de atividades esportivas e físicas já que na Educação Física Escolar também se pode observar o despertar de talentos individuais. Levando em consideração que o sedentarismo afeta 70% da população brasileira, mais que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto, se podem considerar que é a causa de pelo menos 54% dos riscos de morte ocorridas em nosso país.

Para mudar um sistema é necessário agir na sua base, e a base da sociedade é a família, conscientizar que saúde é o fator de maior importância dentro dela e que é preciso combater nas nossas crianças o sedentarismo para que tenhamos adultos com uma qualidade de vida melhor, pode ser um conceito ensinado em cada aula pelo professor, pois percebermos que viver mais e melhor depende exclusivamente dos nossos hábitos.


Fonte: http://www.dicasdesaude.net/esporte/atividade-fisica-na-infancia/





-Saiba como prevenir as varizes
Esquema de veias variculosas
O angiologista carioca Edson Amaro Neves, autor do livro Manual das Varizes, explica que as varizes são veias que se dilataram e ficaram "tortuosas" (mudaram de curso).
Como em quase tudo o que acontece de desagradável com o nosso corpo, a prevenção das varizes passa pelo estabelecimento de hábitos saudáveis como práticar exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável, não fumar e evitar o estresse. Como observa o angiologista Edson Amaro Neves, embora os fatores genéticos não possam ser ignorados, hábitos saudáveis previnem e ajudam a curar varizes.
Mas existem alguns cuidados extras que podem ser tomados. Veja quais:
·  Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.
·  Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional.
·  Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.
·  Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se isso for inevitável, levante-se regularmente para liberar a circulação sangüínea.
·  Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüencia, a sua dilatação.
·  Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.
·  Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.
·  Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um angiologista.


-Suplemento de óleo de peixe reduz riscos de enfarte e derrame
Estudos anteriores sugeriram que suplementos de óleo de peixe poderiam reduzir a probabilidade de ocorrência de um segundo enfarte ou de derrame em pacientes que tiveram recentemente o problema cardíaco. Uma nova pesquisa revelou que esse suplemento nutricional também pode diminuir a chance de morte súbita.
Os resultados do trabalho demonstram que a redução do risco foi evidente após três meses. Esse fato parece reforçar a hipótese de que adicionar ácidos graxos poliinsaturados n-3 (conhecidos pela sigla em inglês PUFAs,polyunsaturated fatty acids) - geralmente encontrados no peixe e no óleo de peixe - a uma dieta saudável pode baixar a possibilidade de arritmia fatal, frequência cardíaca irregular que, em casos graves, pode provocar a parada do coração, informaram os autores da pesquisa.
"A redução da morte súbita apareceu logo após o início do tratamento", disse Roberto Marchioli, chefe da equipe do Consorzio Mario Negri Sud, na Itália, à Reuters Health. "Isso parece reforçar a idéia de que os benefícios dos PUFAs poderiam ser consequência de um efeito antiarritmia."
O estudo incluiu 11,3 mil pacientes que haviam sofrido um enfarte nos três meses anteriores. Todos os voluntários receberam os mesmos cuidados preventivos e fizeram uma dieta que segue o estilo Mediterrâneo - isto é, rica em frutas, vegetais, azeite de oliva e peixe. Algumas pessoas também consumiram diariamente 1 grama de suplementos de óleo de peixe.
Durante o período de acompanhamento, que durou 3,5 anos, 1.031 voluntários morreram, informou a equipe de Marchioli na edição de abril daCirculation, revista da Associação Americana do Coração.
Após apenas três meses de tratamento, os pacientes que usaram os suplementos de óleo de peixe pareceram apresentar um risco 41% menor de morrer por qualquer causa, indicou o estudo. Quatro meses após o início da terapia, esses voluntários também mostraram ter chance significativamente reduzida de sofrer morte cardíaca súbita.
Ao final do período de estudo, os pacientes tratados com suplementos de óleo de peixe apresentaram probabilidade 45% menor de ter morte súbita por causas relacionados ao coração, informaram os cientistas. Com base nesses resultados, Marchioli afirma que os benefícios dos suplementos de óleo de peixe "parecem ser adicionados aos benefícios que podem ser obtidos pelo tratamento preventivo padrão".
"O uso diário de uma cápsula de óleo de peixe concentrado ao longo de 3,5 anos resultou numa redução muito significativa da morte cardíaca súbita. Por isso, uma mudança simples e segura na dieta pode produzir um grande benefício em termos de saúde pública", disse o editorialista Alexander Leaf, da Escola Médica Harvard, em Boston (Massachusetts), à Reuters Health.
"Pessoas com doença coronariana conhecida ou com história familiar do distúrbio entre parentes próximos deveriam ser prudentes e observar os conselhos recentes da Associação Americana do Coração para comer peixes gordurosos duas ou mais vezes por semana ou usar diariamente cápsulas de um suplemento de óleo de peixe", acrescentou Leaf. 

Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/04/09/000.htm
 
-Alimentação saudável combate o câncer


Uma vida saudável é resultado de uma constante conduta preventiva. A boa alimentação, por exemplo, é essencial desde os primeiros anos de vida. A visita ao médico com regularidade, ficar atento aos sinais do corpo, praticar exercícios físicos, evitar vícios como o fumo e o álcool, são atitudes que ajudam a prevenir o surgimento de inúmeras doenças, como o câncer.
Alimentação deficiente em nutrientes e em substãncias protetoras oferece maior risco para o câncer se instalar no seu organismo.
Os principais fatores que aumentam as possibilidades do aparecimento da doença são: o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo.

A dieta preventiva contra o câncer é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos com baixa quantidade de gorduras e calorias. É ideal também para quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou diabetes.
Quer manter o câncer longe de você? Uma boa alimentação e hábitos saudáveis podem reduzir o risco de contrair muitos tipos de câncer.


Confira algumas dicas valiosas:

- Os alimentos ricos em ferro (encontrado no leite materno, feijão, lentilha, folhas verde- escuras e carnes vermelhas) tornam o sangue mais forte e contribuem para prevenir a anemia. Devem ser ingeridos em associação com frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, por exemplo). Esta combinação – comer feijão e tomar uma limonada, por exemplo, é importante, porque a vitamina C fortalece o organismo e ajuda na absorção do ferro.
- O mesmo não vale para leite e derivados: o cálcio que eles contém impedem que o organismo extraia o ferro dos alimentos. Assim, evite tomar leite e comer alimentos ricos em ferro na mesma refeição.
- Os alimentos ricos em vitamina A (os de cores verde, amarela e alaranjada) são ótimos para a visão e pele, além de proteger contra a diarréia e alguns tipos de câncer.
Calcula-se que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser prevenido adotando uma alimentação saudável, mantendo peso normal e fazendo atividade física ao longo da vida.


-Exercícios mentais ajudam a potencializar a memória
Imagem representativa
À medida que envelhecemos, as nossas capacidades mentais se deterioram. Mas, apesar da nossa capacidade de processar e armazenar informações diminuírem, pesquisas mostram que isso pode ser revertido. Segundo cientistas americanos, há algumas áreas do cérebro que as pessoas mais idosas não conseguem usar, mas alguns exercícios mentais simples poderiam reverter essa situação.
A perda da habilidade mental é causada pela redução do funcionamento do córtex frontal, que é a região do cérebro responsável pelas capacidades intelectuais mais complicadas. Segundo o cientista Randy Bunker, em entrevista à revista Neutron, as pessoas idosas apresentam um grau menor de dificuldades vividas por pessoas que sofreram danos nessa região cerebral.
O pesquisador desenvolveu um teste em que pessoas de 20 a 80 anos deveriam decorar uma série de palavras. Durante o teste, os cérebros dessas pessoas foi mapeado por ressonância magnética e foi demonstrado que os idosos não utilizam as áreas críticas frontais tanto quanto jovens adultos.
Para reverter essa situação, os cientistas pediram aos idosos que associassem as palavras e as classificassem em concretas ou abstratas. Ao fazer isso, os mais velhos apresentaram uma crescente atividade nas regiões frontais, alem de uma melhora na capacidade de memorizar coisas. Isso foi muito promissor, pois, segundo Bunker, essa parte do cérebro podia se atrofiar ou sofrer deterioração celular, tornando-se inacessível para esses indivíduos, o que não acontece de fato.
Agora, os pesquisadores procuram desenvolver qual o tipo de treinamento seria mais efetivo. O objetivo é elaborar simples métodos para evitar a perda de memória e de outras habilidades cognitivas.

Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/02/21/000.htm


-O rosto também precisa de exercício

Sessão de exercicio mental
Você sabia que a musculatura da face pode ser exercitada? Para suavizar os efeitos do sol, do envelhecimento e das centenas de      caretas que fazemos no dia-a-dia, alguns exercícios simples podem adiar (ou até cancelar) a cirurgia plástica. A ginástica facial parte de um princípio muito simples: é possível fortalecer os músculos da face, do pescoço e do colo da mesma maneira que fazemos com os do corpo. Afinal, do mesmo jeito que acontece com nosso corpo, aplicar cremes diariamente e fazer tratamentos estéticos nem sempre é suficiente para manter a forma. É aí que entra ginástica facial. Veja algumas vantagens:












  • Primeiro de tudo, é barata. Basta um tempinho e um espelho.
  • Aumenta a circulação sangüínea.
  • Oxigena as fibras musculares.
  • Suaviza as linhas de expressão (rugas).
  • Com a devida orientação, pode corrigir pequenas imperfeições. Segundo os especialistas, cerca de 15 minutos diários são suficientes para manter a saúde da pele. Mas, para alterar o seu aspecto, é preciso dedicar mais tempo: cerca de meia hora por dia.

  • Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/04/08/000.htm

    -Comer pouco chocolate faz bem à saúde

     As pessoas que usaram as notícias recentes de que o chocolate pode ser bom para a saúde como desculpa para comer uma grande quantidade do doce devem ficar atentas: há outra informação animadora que mostra que porções menores podem produzir os mesmos efeitos benéficos, mas com menos calorias. O chocolate amargo contém compostos chamados flavonóides. Estudos anteriores demonstraram que essas substâncias reduzem a "capacidade de agregação" das plaquetas, células fundamentais para a coagulação sanguínea.
    Agora a equipe da Universidade da Califórnia, em Davis, e da fábrica de doces Mars determinou o efeito do chocolate sobre a atividade plaquetária ao medir a quantidade de determinados compostos químicos no sangue que influenciam o funcionamento das plaquetas. Os resultados foram publicados na edição de 1o. de maio do Journal of the American Medical Association.
    No estudo, os pesquisadores solicitaram a 18 adultos saudáveis que consumissem 25 gramas - cerca de uma porção - de chocolate meio-amargo. Duas e seis horas após a ingestão do chocolate, os cientistas observaram que a concentração de flavonóides no sangue aumentou e que as plaquetas demoraram mais para formar coágulos.
    Em um trabalho anterior, os pesquisadores haviam obtido resultados semelhantes depois de os voluntários consumirem uma quantidade de flavonóides e derivados cerca de quatro vezes maior que a usada no estudo atual. Em função do problema da obesidade nos Estados Unidos, Roberta Holt, chefe da equipe da Universidade da Califórnia, em Davis, disse que não recomenda às pessoas comer muito chocolate. Segundo a pesquisadora, os norte-americanos preferem o chocolate ao leite, que contém menos flavonóides que o amargo. Outros alimentos também contêm flavonóides, sem apresentar o alto teor de gordura e de calorias encontrado no chocolate.
    "Não recomendamos às pessoas substituir outros alimentos ricos em flavonóides, como frutas e vegetais, por chocolate, mas, em vez disso, que consumam chocolate rico em flavonóides ou cacau com moderação",  disse Holt. Para os diabéticos, a pesquisadora informou que estudos mostraram que esses pacientes obtêm benefícios semelhantes com o consumo de bebidas à base de cacau, mas sem gordura nem açúcar.
    O estudo atual mediu apenas os efeitos proporcionados pelo chocolate até seis horas após a ingestão produto. Holt informou que os benefícios a longo prazo produzidos pelo consumo moderado de chocolate rico em flavonóides estão sob avaliação.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/02/000.htm



    -Aspirina controla melhor a pressão se ingerida antes de dormir

    Tomar aspirina antes de deitar - em vez ingerir o medicamento em outros momentos do dia - pode reduzir a pressão de pacientes com hipertensão leve e de gestantes que correm risco de desenvolver uma perigosa complicação relacionada à pressão, informaram pesquisadores na quarta-feira.
    Já as pessoas que optam por tomar aspirina logo que acordam parecem não conseguir obter os resultados benéficos do medicamento sobre a pressão. Por esse motivo, os pacientes que consultam os médicos e decidem tomar a droga para controlar o distúrbio deveriam usar o remédio somente à noite, disse Ramon D. Hermida, da Universidade de Vigo, na Espanha. Aconselha-se à maioria das gestantes evitar usar aspirina pois a droga aumenta o risco de sangramento.
    "Basicamente, não há efeito quando a aspirina é usada logo após o despertar. Quando ela é ingerida ao deitar, a ação é significativa", afirmou Hermida, durante o Encontro Científico Anual da Sociedade Americana de Hipertensão. A aspirina é indicada em baixas dosagens para muitos pacientes cardíacos com o objetivo de prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
    Em um estudo, a equipe de Hermida mediu o efeito de doses de 100 miligramas de aspirina usadas em momentos diferentes em cada dia, a partir das primeiras 12 ou 16 semanas de gestação. O trabalhou avaliou 341 gestantes com alto risco de pré-eclâmpsia, complicação caracterizada pela hipertensão. Se não for tratada, a enfermidade pode evoluir para eclâmpsia, distúrbio que pode ser fatal e que provoca crises convulsivas no final da gravidez ou na primeira semana após o parto. A pré-eclâmpsia é relativamente comum e ocorre em cerca de uma em cada dez gestações.
    Os pesquisadores verificaram que as grávidas que tomaram aspirina ao despertar tiveram uma chance de 16% de desenvolver pré-eclâmpsia - índice semelhante ao verificado entre as mulheres que usaram placebo. No entanto, a equipe observou que apenas 2% das voluntárias que tomaram o medicamento ao deitar desenvolveram pré-eclâmpsia na gravidez.
    Em uma pesquisa semelhante, feita com 78 pacientes com hipertensão, a equipe de Hermida mediu a pressão arterial dos voluntários durante 48 horas consecutivas antes e depois de os pacientes passarem três meses sob um dos três regimes de tratamento: dieta para reduzir a pressão; dieta associada ao uso de 100 miligramas de aspirina ao despertar; ou dieta e 100 miligramas de aspirina antes de dormir.
    Após três meses, o grupo que tomou aspirina ao despertar não apresentou alterações na pressão sanguínea. Os voluntários que simplesmente seguiram as recomendações de dieta obtiveram uma pequena melhora na hipertensão. Já os pacientes que tomaram aspirina antes de dormir e fizeram a dieta conseguiram uma redução média na pressão sistólica - o registro superior na leitura da pressão - de 7.6 milímetros de mercúrio (mmHg) e uma queda média na diastólica - o número inferior - de 6.1 mmHg.
    "É uma grande diferença", afirmou Hermida, ao comentar os resultados. Ele explicou que "algo simples" como mudar o horário de tomar a aspirina produz um efeito positivo sobre pressão porque o pico de ação da droga coincide com o momento em que ela é mais necessária.
    O pico do efeito da aspirina ocorre de quatro a seis horas após a ingestão do medicamento, e o potencial de formação de coágulos das plaquetas é maior algumas horas antes do despertar de uma noite de sono, explicou Hermida. Além disso, os níveis da proteína angiotensina, responsável pela contração dos vasos e pelo aumento da pressão sanguínea, também tendem a ser mais altos nas primeiras horas da manhã.
    "Basicamente estamos agindo no momento do dia em que todos esses fatores que aumentam o risco estão mais elevados", disse o pesquisador. Estudos anteriores avaliaram a possibilidade de a aspirina ajudar a evitar a pré-eclâmpsia, mas chegaram a resultados distintos. Segundo Hermida, as últimas pesquisas não consideraram o momento do ciclo do sono em que a aspirina foi ingerida, fato que poderia explicar os resultados aparentemente conflitantes.

    Fonte:  http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/16/000.htm



    -Beber bastante água diminui risco de enfarte, sugere estudo

    Quer diminuir o risco de sofrer enfarte? Tome mais água e diminua a ingestão de outras bebidas, informou uma nova pesquisa. Uma equipe da Universidade Loma Linda, na Califórnia, verificou que as pessoas que bebiam ao menos cinco copos de água por dia apresentavam uma provabilidade menor de morrer de enfarte que aquelas que tomavam dois copos ou menos por dia.
    Por outro lado, os voluntários do estudo que consumiam outros tipos de bebida em grandes quantidades tiveram mais propensão a morrer em decorrência do problema cardíaco que os participantes que ingeriam um volume menor desses líquidos. Entre as mulheres que tomavam outras bebidas em grandes quantidades, o risco de morte mais que dobrou. Os resultados do trabalho se basearam em levantamentos sobre o estilo de vida realizados em 1976 com pessoas que freqüentavam a Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Califórnia. No total, 8.280 homens e 12.017 mulheres, todos com idade igual ou superior a 38 anos na época, responderam as pesquisas.
    Os autores do estudo, que foi coordenado por Jacqueline Chan, acompanharam os participantes por seis anos e observaram as taxas de ocorrência de doença coronariana. No total, 246 pessoas morreram de doença cardíaca no período. A equipe descobriu que as mulheres que bebiam mais de cinco copos de 224 mililitros de água por dia tinham uma provabilidade 41% menor de morrer de enfarte durante o período de estudo que aquelas que tomavam dois copos ou menos diariamente. Entre os homens que bebiam muita água, esse risco diminuiu 54%.
    Quando os pesquisadores analisaram o consumo de outros tipos de bebida, como café, chá, suco, leite e álcool, observou-se o oposto. As mulheres que ingeriam grande quantidade desses líquidos apresentaram uma chance duas vezes maior de morrer por enfarte. Entre os homens, o consumo elevado de outros produtos foi associado a uma elevação de 46 por cento no risco de morte por enfarte. Em entrevista, Chan explicou que os pesquisadores acreditam que, quando as pessoas bebem água, essa substância é absorvida pelo sangue, o que diminui a "viscosidade" sanguínea. Isso reduz a possibilidade de desenvolver coágulos, o que pode causar um enfarte.
    O consumo de outros líquidos pode "engrossar" o sangue, pois, para serem digeridos, eles precisam apresentar a mesma concentração de partículas que o sangue. Na digestão, como as outras bebidas precisam ser diluídas, a água passa do sangue para os intestinos. Esses resultados precisam ser confirmados por outros estudos, afirmou Chan. Ela acrescentou que existem certas diferenças entre os participantes da pesquisa e a população em geral. Todos eram brancos, e a maioria tinha dieta saudável e praticava exercícios. Poucos voluntários afirmaram beber álcool ou fumar.
    Chan disse, no entanto, que não acredita que existam diferenças raciais importantes e que sua equipe utilizou ferramentas estatísticas para eliminar o efeito de outros fatores sobre o enfarte. Mesmo assim, eles constataram que a água parecia proteger as pessoas. A aspirina e o álcool reduzem o risco de enfarte, mas podem causar outros problemas de saúde. Já a água é uma maneira barata, fácil e inofensiva de ajudar o coração, afirmou Chan. A água "só pode fazer bem", disse a coordenadora do trabalho.
    Com relação à ligação entre o risco elevado de enfarte e o consumo de suco, que é uma bebida saudável, Chan disse que não quer que as pessoas parem de beber suco. Elas devem, no entanto, monitorar a ingestão da bebida. "Suco é muito saudável, você só precisa de moderação", afirmou a pesquisadora.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/08/000.htm



    -Oriente-se pela pirâmide alimentar

    Pirâmide Alimentar - Imagem representativa
    A recomendação das autoridades de saúde americanas é de que as pessoas que desejam emagrecer e manter um peso saudável sigam a pirâmide alimentar proposta pelo governo dos Estados Unidos.
    De acordo com a pirâmide:



















  • Cerca de 60% das calorias consumidas diariamente devem ter como origem os carboidratos - grãos integrais, frutas e vegetais.
  • Não mais de 30% calorias ingeridas por dia devem vir de gordura - dos quais até 10% devem ser gordura saturada de origem animal, que é encontrada em produtos como carne e laticínios integrais.
  • Alimentos ricos em proteína (carnes e ovos) devem contribuir para 15% do total de calorias. Mas é preciso dedicar atenção especial ao tamanho das porções. Por exemplo, uma porção de carne é de apenas cerca de 100 gramas, ou seja, do tamanho de um maço de cartas. Meia xícara de massa é equivalente a uma porção de carboidrato.
    As autoridades americanas também recomendam que as pessoas evitem a ingestão excessiva de substitutos de gordura como o olestra, óleo artificial feito a partir de poliéster de sacarose, que é encontrado principalmente em lanches. O olestra não é absorvido pelo organismo e pode provocar problemas digestivos, lembraram os autores do estudo em artigo publicado na edição de 11 de junho da revista Circulation, da Associação Americana do Coração.
    O olestra também pode prejudicar a absorção de determinados nutrientes como as vitaminas D e E. Até o momento, não está claro como esse produto interage com drogas e outros ingredientes de alimentos processados.


  • Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/06/12/002.htm

    -Alimentos fritos podem provocar câncer

    Batata Frita

    Pesquisadores noruegueses anunciaram na quinta-feira a confirmação de uma pesquisa sueca, indicando que alimentos fritos ou assados continham uma substância cancerígena, e pediram moderação aos que comem grandes quantidades desses produtos. Um estudo realizado pela Autoridade de Controle de Alimentos da Noruega mostrou que altas quantidades de acrilamida em alimentos assados e fritos causaram 30 casos de câncer em um ano entre os 4,5 milhões de noruegueses.
    Uma pesquisa similar sueca, feita no mês passado, verificou que batatas fritas, biscoitos e pão contêm quantidades alarmantes de acrilamida, um agente formado em concentrações elevadas quando alimentos ricos em carboidratos são assados ou fritos. A agência norueguesa observou que suas análises claramente chegaram aos mesmos resultados obtidos pelos suecos e um estudo britânico anunciado logo depois. Os cientistas suecos acharam que os resultados eram tão chocantes que decidiram publicá-los antes de outras revisões.
    "Até que se obtenham mais dados, a Autoridade de Controle de Alimentos da Noruega recomenda que a população coma uma dieta variada e evite fritar muitos alimentos", declarou a agência em um comunicado. "Os grandes consumidores devem, entretanto, reduzir o consumo se eles quiserem ficar no lado seguro." A pesquisa norueguesa verificou que o pão, com as concentrações mais baixas de acrilamida nas análises de 30 tipos de comida, era seguro. "Os efeitos positivos de comer pão são muito maiores do que o risco da acrilamida encontrada no pão."

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/06/06/000.htm

    -O estresse atrapalha a alimentação

    As pessoas que sofrem de depressão ou de ansiedade leve têm mais riscos de adotar táticas para perder peso que são prejudiciais à saúde, como comer compulsivamente e recorrer a laxantes ou jejuar e ter uma má alimentação. "Existe uma relação importante entre o sofrimento psicológico e as práticas alimentares", disse o autor sênior do estudo, Alan R. Kristal, professor de epidemiologia da Universidade de Washington, em Seattle.
    Uma pesquisa anterior verificou que adultos que sofrem de depressão grave - cerca de 5% da população dos Estados Unidos - muitas vezes têm distúrbios alimentares. No entanto, os pesquisadores queriam saber se pessoas com problemas psicológicos gerais, como depressão ou ansiedade leve, também adotam práticas alimentares menos saudáveis. Cerca de 20% da população dos EUA sofre com esses problemas psicológicos, destacaram eles.
    "As pessoas com distúrbios psicológicos graves têm taxas muito elevadas de práticas alimentares distorcidas, mas ninguém se perguntou pelos problemas psicológicos comuns", afirmou Kristal. A equipe utilizou dados de uma pesquisa por telefone com uma amostra nacionalmente representativa de cerca de 3.500 adultos, financiada pela empresa alimentar Procter & Gamble.
    Os pesquisadores analisaram o estado mental, hábitos alimentares e métodos de dieta dos entrevistados. As descobertas estão publicadas na edição de maio do Journal of the American Dietetic Association. Os pesquisadores descobriram que homens e mulheres que disseram estar estressados tinham chances duas vezes maiores de adotar práticas alimentares prejudiciais à saúde, como pular refeições, tomar remédios para emagrecer e comer compulsivamente.
    Kristal e sua equipe também analisaram o conteúdo nutricional das dietas de pessoas que estavam ou não estressadas. "Para homens e mulheres, quanto mais estressados, mais calorias eles consumiam", afirmou o pesquisador. "Para mulheres, quanto mais estressadas, menos frutas, verduras e legumes elas comiam. Já para os homens, quanto mais estressados, mais gordura eles consumiam."
    Uma razão possível dessa relação poderia ser que pessoas estressadas usam o alimento como uma forma de consolo. "Quando você está ansioso, ele é uma forma de aliviar um pouco o sofrimento", disse ele. Kristal acrescentou, no entanto, que a associação entre o sofrimento e as práticas alimentares também poderia ser recíproca. Ou seja: as pessoas que comem compulsivamente e vomitam, acabam sofrendo de depressão ou ansiedade. "Se você está envolvido em práticas de controle de peso que não são saudáveis, como jejuar, isso pode fazer com que você fique ansioso ou depressivo", explicou ele.
    "As dietas pobres muitas vezes resultam em depressão. O nível de energia e a iniciativa são muito menores do que o normal e o entusiasmo para muitas coisas, incluindo refeições, é perdido", disse Leslie Bonci, porta-voz da Associação Americana de Dietética (ADA) e diretora de medicina esportiva da Universidade de Pittsburgh, em um comentário da ADA acompanhando o estudo. "O foco em uma dieta bem balanceada e a ingestão de diversas refeições leves durante o dia podem ajudar a controlar a alimentação compulsiva e fornecer nutrientes para o organismo", acrescentou ela.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/16/002.htm


    -Leitura em excesso é ligada a miopia precoce



    Série crepúsculo de Stephenie Meyer

    Ler muitos livros por semana pode, além de ampliar o vocabulário da criança, aumentar o risco de desenvolver miopia grave, conforme um estudo conduzido por pesquisadores da China e de Cingapura. "Nossos resultados sugerem que fatores de risco ambientais têm um papel importante no desenvolvimento da miopia em crianças asiáticas e, possivelmente, em crianças de outras origens étnicas", disse o médico Senag-Mei Saw, da Universidade Nacional de Cingapura.
    As descobertas são baseadas em um estudo que envolveu 957 crianças, que frequentavam a escola, na faixa dos 7 aos 9 anos em Cingapura e Xiamen, na China. Na pesquisa, Saw e seu grupo investigaram a relação entre a miopia, o uso de luz noturna e a leitura. Cerca de um terço das crianças de Cingapura era míope, em comparação a 18,5% das chinesas, relataram os cientistas na edição de maio da revista Archives of Ophthalmology.
    Além disso, as crianças que liam mais de dois livros por semana tinham em torno de três vezes mais risco de sofrer de miopia grave do que aquelas que liam menos, indica o estudo. Esses resultados se mantiveram mesmo quando os pesquisadores levaram em conta a idade, o uso da luz noturna, a miopia dos pais e outros fatores que podem ser associados ao risco elevado da condição.
    Diferentemente, as crianças que foram expostas a algum tipo de luz noturna antes de entrarem na escola - antes de completarem 2 anos de idade - não tinham risco muito maior de desenvolver miopia do que aquelas que não eram expostas à luz, disse o grupo de pesquisadores. "Há um debate quanto à importância da iluminação noturna, já que evidências de estudos anteriores estão confusas", disse Saw. "Entre as crianças asiáticas, a luz noturna parece não contribuir de forma significativa para a miopia."
    Apesar das descobertas, Saw não recomenda que as crianças leiam menos. Ele pediu mais estudos "para identificar outros fatores de risco possivelmente modificáveis para miopia, como a postura ao ler, a distância entre o livro e os olhos, e as condições de iluminação durante a leitura", afirmou. O Conselho Nacional de Pesquisa Médica de Cingapura financiou o estudo.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/22/002.htm


    -Chá ajuda a fortalecer os ossos, diz estudo


    Os adultos que não gostam de leite, mas querem manter os ossos fortes, podem considerar o chá como uma nova opção. De acordo com um novo estudo, homens e mulheres que bebem chá há muito tempo apresentaram ossos mais densos em três pontos do esqueleto, independentemente do tipo ou quantidade de chá consumido cada dia. Beber chá regularmente por pelo menos dez anos aumentou a densidade mineral óssea em até 5%.
    As descobertas podem ter implicações de amplo alcance na saúde pública, já que o chá é a segunda bebida mais consumida regularmente por adultos de todo o mundo, após a água, de acordo com a pesquisa publicada na edição de 13 de maio de Archives of Internal Medicine. "Qualquer efeito do chá no metabolismo ósseo representaria uma grande preocupação de saúde pública", disseram Chih-Hsing Wu, do Hospital da Universidade Nacional Cheng Kung, em Tainan, Taiwan, e sua equipe.
    Os pesquisadores acreditam que substâncias presentes no chá, como fluoreto, fitoestrogênios e um grupo de antioxidantes, como os flavonóides, podem atuar em conjunto para proteger os ossos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos protetores do chá, assim como a possibilidade de um limite máximo, após o qual o chá não é mais benéfico.
    A equipe entrevistou mais de mil homens e mulheres, com idade igual ou superior a 30 anos, sobre os hábitos de consumo de chá. Depois, os adultos foram divididos em quatro grupos. Eles também foram questionados sobre os hábitos de exercícios e fumo, uso de suplemento de cálcio e consumo de café, leite e álcool. Os pesquisadores mediram a densidade óssea em três pontos do esqueleto.
    As pessoas que tomavam chá há muito tempo, ou aquelas que disseram consumir a bebida uma vez por semana, apresentaram ossos mais fortes em todos os locais medidos, em comparação a pessoas que não tinham o hábito de tomar chá, segundo o estudo. Quase metade dos entrevistados disse que bebia chá diariamente há pelo menos dez anos. Os adultos que bebiam chá preto, oolong ou verde por seis a dez anos tiveram a maior densidade óssea na espinha lombar, mas não houve benefício com o consumo regular de chá por um a cinco anos.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/13/001.htm

    -Conheça os benefícios da cenoura roxa


    Pode até parecer que a moda verão ficou louca, mas nesta estação uma nova tendência alimentar poderá atrair os britânicos - a cenoura roxa. Além de natural, este tipo de cenoura oferece uma proteção extra contra algumas formas de câncer e doença cardíaca, segundo cientistas.
    Na verdade, a cenoura roxa não é artificial, já que esta era a coloração original da cenoura antes dos holandeses decidirem cultivá-la em sua cor nacional, o laranja, por volta de 1720, disse um fornecedor de verduras e legumes na quinta-feira. Mark Spurdens, gerente técnico da empresa Isleham Fresh Produce, prevê que as cenouras roxas - que são laranja por dentro - vão fazer sucesso com os consumidores britânicos quando começarem a ser comercializadas em julho.
    "Elas são diferentes. Receberam cuidados e atenção especiais durante o cultivo. As cenouras roxas têm um gosto mais doce", disse ele à rádio BBC. Cientistas holandeses afirmam que as cenouras roxas oferecem uma proteção extra contra alguns tipos de câncer e doença cardíaca. Um estudo realizado recentemente concluiu que a cenoura contém pigmentos que agem como antioxidantes.
    Cenouras também podem ser encontradas nas cores branco e preto e a empresa pretende desenvolver uma nova linha "arco-íris" no ano que vem.

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/05/16/001.htm


    -Escove bem os dentes 


    Uma boa escovação passa necessariamente pela escolha de uma boa escova de dentes. Mas, como explica a dentista Carla Carvalho, "isto não significa que deva ser uma escova caríssima. Ela deve ser arredondada, ter cerdas macias e se adequar ao tamanho da boca da pessoa. Quanto menor a escova, melhor, pois ela chegará a mais lugares".

    Carla também chama a atenção para o fato de que as escovas de dentes, por mais macias que sejam, podem machucar as gengivas em uma escovação muito forte: "A escovação deve ser suave. Nos dentes de baixo, deve-se massagear a gengiva levemente, de baixo para cima, e, nos dentes de cima, a gengiva deve ser massageada de cima para baixo".
    O tempo indicado para uma boa escovação, somada ao uso do fio dental e da solução de flúor deve ser de cinco a dez minutos: "Não se deve ter pressa na hora de escovar os dentes. A pressa, além de provocar uma escovação falha, pode fazer com que apertemos demais a escova contra os dentes, o que machuca e causa retração das gengivas."
    Quanto ao creme dental, Carla explica que "para escolher o mais apropriado, a pessoa deve usar o seu gosto e tentar suprir suas necessidades em relação a dentes sensíveis, tártaro, cáries etc. Há muitas alternativas no mercado".
    Para os bebês, para as crianças e para as pessoas que necessitam de algum tipo de escovação especial (como quem usa aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias, por exemplo), o conselho é seguir rigorosamente as indicações do dentista. Mas Carla alerta: "A boa escovação não libera ninguém de fazer uma boa limpeza e a aplicação de flúor, no dentista, a cada seis meses. Sem isso, mais cedo ou mais tarde, os dentes começarão a dar sinais de que não estão sendo bem cuidados. Esses sinais podem vir na forma de cáries, retração da gengiva, dentes amarelos e vários outros problemas".

    Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/04/30/001.htm



    -Não esqueça o seu café da manhã! 


    Não esqueça o seu café da manhã.

    A máxima popular "de manhã, coma como um rei; no almoço, como um príncipe; no jantar, como um mendigo" faz, sim, muito sentido, pois as primeiras horas do dia são as que mais exigem do organismo.
    Se você costuma sair de casa correndo, pela manhã, com o estômago vazio, saiba que uma boa refeição ao acordar aumenta o seu rendimento em qualquer atividade (estudo, trabalho, esporte) e ainda ajuda a emagrecer, pois faz com que você sinta menos fome ao longo do dia.
    Pesquisas revelam que a má alimentação pela manhã causa diversos problemas de saúde, incluindo exaustão física e falta de memória. Como explica a nutricionista Patricia Escobar, quando uma pessoa começa o dia de estômago vazio, o organismo tende a buscar energia das reservas de proteínas, o que pode causar esgotamento físico.
    Então, abandone as desculpas do tipo "não tenho tempo", "não tenho fome de manhã", "estou de regime", e faça uma boa refeição antes de sair de casa. Os alimentos mais importantes a serem consumidos pela manhã são os alimentos energéticos, principalmente os carboidratos e as proteínas. Então, abuse dos derivados do leite, dos cereais e do pão e, se não resistir a um doce, aproveite este horário para satisfazer sua vontade. Outro tipo de alimento fundamental a essa hora é um suco ou fruta que contenha muitas fibras, para facilitar a digestão.
    Veja um cardápio simples e acessível:











  • Uma maçã (além de alimentar, ajuda a limpar a boca, os dentes e a garganta).
  • Meio sanduíche de pão integral com queijo branco, peito de peru e um ovo cozido.
  • Uma taça de cereais integrais com leite.
  • Um suco de laranja.       


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Faça seu comentário aqui!